30.6.10

ARTISTAS FAZEM CONEXÕES ANTENADAS NA 4a EDIÇÃO DO BJÖRKONTRO




A internet possui um importante papel socializador. As mediações e interações possibilitam que pessoas que compartilhem dos mesmos gostos e interesses se tornem mais próximas. E, dentro desta busca incessante pelo denominador comum, as redes sociais acabaram vivificando isto e se tornando uma ampla ferramenta para conectar usuários através do ciberespaço. Uma das maravilhas destes dispositivos digitais é justamente possibilitar e desenvolver estas redes telemáticas, onde buscamos refletir, discutir e/ou indicar tudo que seja de interesse daquela “roda” de amigos.

Com este objetivo, surge a idéia de "conectar" fãs da cantora Björk em Belo Horizonte. Através de uma comunidade do Orkut, em 2006, aconteceu o primeiro encontro, que foi algo bem informal, em um bar. O segundo, em 2008, foi um divertido "happy hour" que juntou, na Yo-Yo Mercearia Moderna Oriental, fãs e simpatizantes que, além de confraternizar, puderam curtir algumas músicas da cantora.

De um simples encontro informal, o Björkontro tornou-se um relevante evento cultural. Apoiado pela QUINA Galeria, o terceiro encontro, realizado em dezembro de 2009, foi idealizado e realizado pela agência OContainer e teve como organizadores os dj Ed e Pedro Nolasco.

No último dia 26 de junho, aconteceu a quarta edição do encontro. A ideia foi criar um espaço onde arte e música se convergissem. Artistas/fãs (ou não) soltaram a imaginação e desenvolveram materais inspirados no álbum "Vespertine", da cantora. Sara Panamby e Felipe Spindola (SP) contribuiram com imagens da performance “Pérola dos Porcos”; o artista plástico Verdeee (SP) expôs um grande stencil inspirado em Björk; o fotógrafo e designer Cako Martin (SP) apresentou 4 imagens da artista onde ele interfere graficamente por cima das mesmas num processo conhecido por "static process"; Felipe Messias (BH) também mostrou 3 imagens criadas a partir de um emaranhado de fios envolvendo alguns modelos e, desse emaranhado, surgem volumes e formas únicas. O poeta, performer e arteísta Hugo Lima, em parceria com o ator Brunno Oliveira, participou com uma intervenção entitulada "Unravels" onde os dois interagem com enormes novelos que, performaticamente desenrolados, compunham o enredo de uma complexa história de amor narrada pela própria cantora na canção que dá título à performance dos artistas. Além disso, o 4º Björkontro contou com o som dos djs Ed, Pedro Nolasco e Lucasyeezy que tocaram repertórios diversos (co)movidos pela atmosfera sonora da cantora homenageada.

Mais do que um encontro ou uma simples confraternização, este evento se tornou um espaço para discutir a arte em geral e para criar/rever/reforçar as amizades que foram surgindo ao longo destes anos. Temos hoje, nas palavras do próprio organizador, "um ambiente aberto e democrático, onde todos os que querem conhecer e/ou participar têm o seu espaço."


Por Eric Samuel (http://desbloqueiomental.wordpress.com/2010/05/21/4%C2%B0-bjorkontro-belo-horizonte-edicao-vespertine/#more-1042) [adaptado].
Belo Horizonte, 27/06/2010.